segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A historia da Televisão

Tudo começou em 1817 quando o químico sueco Jakob Berzelius, descobriu casualmente o selênio, elemento químico brilhante e luminoso. O feito marcou como o primeiro passo para a transmissão de imagens.
Anos mais tarde, o inglês Willoughby Smith foi mais longe e descobriu que o selênio podia transformar energia luminosa em energia elétrica, possibilitando a transmição de imagens por meio de corrente elétrica.
Mas só em 1927 que o engenheiro norte-americano Philo Taylor Farnsworth conseguiu transmitir imagens estáveis de um lugar para outro. Ele é o inventor do tubo dissector de imagens. Farnsworth, E em 1935 é realizada oficialmente a primeira transmissão na Alemanha, no mês de março, e na França, no mês de novembro.
As transmissões de som foram transferidas de AM para FM em 1941, e logo começa a ser comercializado o primeiro aparelho de televisão popular (modelo 630TS da RCA). Segundo pesquisas, já em 1950 havia mais gente, nos EUA, vendo TV do que ouvindo rádio. A TV se popularizou ainda mais com o final da Guerra.
Historia da Televisão no Brasil
DÉCADA DE 50

A Televisão no Brasil tem sua pré-estréia no dia 3 de Abril de 1950 com a apresentação de Frei José Mojica, padre cantor mexicano. As imagens não passam do saguão dos Diários Associados na Rua 7 de Abril em São Paulo, onde há alguns aparelhos de TV instalados.

Fei Mojica na pré-estréia no dia 3 de Abril de 1950

Em 18 de setembro de 1950, a TV Tupi de São Paulo, PRF-3 TV, canal 3, de São Paulo, fez a primeira transmissão televisiva do Brasil, Com isso, o país foi o quarto a possuir uma emissora de televisão, atrás apenas de Estados Unidos, Inglaterra e França.
O principal responsável pela transmissão foi o jornalista Assis Chateaubriand, dono da então poderosíssima rede de empresas de comunicação Diários Associados. Ele importou equipamentos e aparelhos dos Estados Unidos.

Assis Chateaubriand

No dia 20 de Janeiro de 1951, às 12h49, iniciam-se as operações da TV Tupi do Rio de Janeiro, localizada junto à Praça Mauá e os programas são transmitidos dos estúdios da Rádio Tamoio.

Vai ao ar, dia 21 de Dezembro, a primeira telenovela brasileira: "Sua Vida me Pertence", escrita por Walter Forster, sendo o primeiro beijo televisivo entre os protagonistas Vida Alves e o próprio Forster. Ela termina no dia 15 de Fevereiro de 1952. É transmitida ao vivo em dois capítulos semanais devido a falta de condições técnicas pela TV Tupi.

Em 1952, e por vários anos seguidos, os telejornais e alguns programas possuem o nome do patrocinador, como: "Telenotícias Panair", "Repórter Esso", "Telejornal Bendix", "Reportagem Ducal", "Telejornal Pirelli", "Gincana Kibon", "Sabatina Maizena", "Teatrinho Trol". O valor para a compra de um televisor é três vezes maior que a mais sofisticada radiola do mercado e um pouco mais barato que um carro. Por isso, existem apenas 11 mil televisores.

TV Paulista, Canal 5 de São Paulo é inaugurada no dia 14 de Março de 1953. Pertencente ao grupo do deputado Ortiz Monteiro, tem à frente Víctor Costa. Começa funcionando com três câmeras em um modesto prédio de apartamentos. Em 27 de Setembro do mesmo ano, é inaugurada a TV Record de São Paulo, pertencente a família Machado de Carvalho.

DÉCADA DE 60

Em 1960 já existem 200 mil aparelhos receptores de televisão. Em 10 de Julho de 1962, a NASA lança o TELSTAR, satélite de comunicação comercial. É alcançada a marca de um milhão de aparelhos de televisão.
A partir deste ano é que o VT (videoteipe) passa a ser utilizado regularmente, melhorando o acabamento dos programas e possibilitando levar os programas quase que simultaneamente para outros lugares (usando carro, avião), sem a necessidade de instalação de transmissores, que eram mais caros. Vários capítulos das telenovelas podem ser gravados com antecedência, com menos erros de texto, mais bem acabados, barateando o custo de montagem de cenário e tornando-a diária. Anteriormente, as telenovelas eram exibidas 2 vezes por semana.
A televisão já absorve 24% dos investimentos publicitários do país.

Dia 28 de Junho de 1963, Silvio Santos cria a BF (Baú da Felicidade) Utilidades Domésticas e Brinquedos, doada por Manuel de Nóbrega. A empresa se encontra em difícil situação financeira e Silvio Santos mostra sua capacidade administrativa, revertendo a situação.

Chegam ao Brasil os primeiros aparelhos de TV em cores, importados dos Estados Unidos.

Dia 26 de Abril de 1965, é inaugurada a emissora no Rio de Janeiro, canal 4, empresa de Roberto Marinho. Concessão outorgada no governo do presidente Juscelino Kubitschek.
Às 11h do dia 26 de Abril, a TV Globo de Televisão entra no ar em São Paulo, através do Canal 5 TV Paulista.

Em 4 de Abril, aos 75 anos, morre Assis Chateaubriand, o homem que trouxe a Televisão ao Brasil de 1968. Já existem mais de 3 milhões e 200 mil aparelhos de televisão no país

DÉCADA DE 70

Segundo o censo de 1970, 75% dos milhões de televisores estão concentrados no eixo Rio-SP.
Devido a Copa do Mundo ser ao vivo do México, chega ao número de 4 milhões os lares que possuem aparelhos de televisão, equivalendo, aproximadamente, a 25 milhões de telespectadores.
O Brasil traz a taça do tricampeonato e os ídolos são: Pelé, Rivelino, Jairzinho, Tostão e Gérson. A transmissão da Copa do Mundo de 1970 foi gerada do México no sistema NTSC (National Television System Committee). No Brasil o sinal chegou na Embratel nesse sitema e ela monitorava em cores, montando até um auditório para uma seleta platéia.
Roberto Marinho compra a geradora de Recife e inaugura sua emissora de Brasília. A Rede Globo consolida-se como a maior rede nacional de emissoras de televisão, com mais 36 filiadas e centenas de estações retransmissoras pelo país, em apenas 7 anos.
Em 5 de Dezembro é inaugurado o Teatro Fênix no Rio de Janeiro com o programa "Discoteca do Chacrinha" .

DÉCADA DE 80
Em 1980 já existem no País, 106 emissoras comerciais e 12 estatais.
O censo nacional de 1980 constatou que 55% de um total de 26,4 milhões de residências já estão equipadas com aparelhos de TV. O crescimento do número de residências com aparelhos de TV entre 1960 e 1980 é de 1.272%.
São 18 milhões e 300 mil aparelhos em preto e branco e em cores.

Em fevereiro, encerra-se o departamento de teledramaturgia da TV Tupi e são demitidos 250 funcionários, ficando assim interrompidas as novelas "Drácula" (recém estreada) e "Como Salvar o meu Casamento", drama estrelado por Nicete Bruno e Adriano Reis que estava em seus capítulos finais. O diretor de Jornalismo é Rubens Furtado.

Em 18 de Julho, após o meio-dia, sai do ar a TV Tupi de São Paulo, a primeira a ser inaugurada. É o fim da Rede Tupi de Televisão, com exceção da TV Brasília e TV Itapuã. Algumas emissoras de rádio são fechadas, mas a maioria continua. E os ex-condôminos continuam à frente de um conglomerado de empresas de comunicação.

SBT Sistema Brasileiro de Televisão inicia suas operações como rede de emissoras independentes lideradas pela Record (SP) e TVS (Rio). Estréia em Março de 1981 , na televisão, Augusto Liberato, o Gugu, apresentando a "Sessão Premiada", exibição de filmes que os telespectadores concorrem a prêmios.

Estréia em 26 de Março de 1989, o "Domingão do Faustão", apresentado por Fausto Silva, gravado no Teatro Fênix. O "Jornal Nacional" é o primeiro programa a introduzir o sistema de pintura eletrônica feita em três dimensões, utilizando uma pictografia em todas as suas etapas, do selo ao cenário. REDE GLOBO .

DÉCADA DE 90

01 de Janeiro de 1990, transmissão da posse de Fernando Collor de Mello, o primeiro presidente civil eleito pelo voto direto depois do golpe de 1964.

MTV BRASIL - canal 32 em São Paulo foi criada nove anos depois da MTV norte-americana, a partir de uma associação do Grupo Abril com uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, a norte-americana Viacom. Com 90% de programação gerada no Brasil é o primeiro canal de TV segmentada do país e o único a transmitir 24 horas por dia.

Em 30 de Julho acontecem as primeiras concessões de TV a cabo no Brasil.

Estréia no dia 04 de Junho de 1994, "Xuxa Park", exibido aos Sábados, às 10 horas. Diração e Produção de Marlene Mattos.Xuxa muda seu estilo de programa e volta-se para o público adolescente, as Paquitas continuam e esse novo programa alcança ótimos índices de audiência. A gravação acontece no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.

ANOS 2000

Retorno de Jô Soares à Globo, deixando o SBT, em 3 de abril.

A Globo exibiu a minissérie A Invenção do Brasil para comemorar o 5º centenário do Brasil. Surgiram as TVs virtuais. Alguns provedores da Internet colocam em seus sites programações das emissoras que podem ser acompanhadas pelo público (Terra, Uol, IG). Em julho, a Globo estreou o primeiro reality show brasileiro, No Limite, inspirado no programa americano Surviver.

A cobertura da Copa do Mundo da Coréia e Japão, nas madrugadas, mudou o hábito dos torcedores brasileiros, apaixonados pelo "futebol arte" do Brasil, e o sacrifício para assistir às partidas valeu o pentacampeonato.

A Campanha Presidencial sacudiu o povo, tornando a eleição do candidato de esquerda, Lula, uma realidade e motivo de esperança para a grande mudança que o Brasil precisa sofrer.

Fontes:

http://www.microfone.jor.br/tvmundo.htm
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-televisao/historia-da-televisao-no-brasil.php

http://www.tudosobretv.com.br/histortv/





2 comentários:

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

A invenção da Televisão teve uma importancia enorme para a Historia da Comunicação, tendo em vista, que a união de som e imagem que leva a informação instantaneamente para as pessoas, tornou o mundo uma verdadeira aldeia global, onde a distância não existe mais... .

Ana Flávia

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

Quero expressar a minha felicidade em poder usufruir da tecnologia iniciada pelo inglês Maxwell, no que se referi a transmissão radiofônica e também através de Hertz que consolidou estes experimentos, dando à nós maior facilidade em comunicarmos. Expresso também minha gratidão e respeito por Assis Chateaubriand, jornalista persistente que nos proporcionou com seu árduo trabalho a possibilidade da utilização da comunicação televisiva em todos os parâmetros de nossas vidas, tais como: trabalho, ensino, lazer, enfim, informação em geral, no conforto de nossas casas, proporcionando-nos também imagens, até então, inimagináveis, como a chegada ao homem a lua.

Por: Luana Fernandes Castanheira.