sábado, 25 de outubro de 2008

A história do Rádio

O que é Rádio?


O rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas freqüências. Ele pode ser caracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música.


O rádio pode ser considerado entre os meios de comunicação em massa, o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil, mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem de ouvindo as mensagens sonoras sem precisar interromper suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição.



Como surgiu?


Tudo começou no ano de 1863 quando, em Cambridge - Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas.


O princípio da propagação radiofônica veio mesmo em 1887, através de Hertz, Fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por causa disso os antigos "quilociclos" passaram a ser chamados "ondas hertzianas" ou "quilohertz".


Em 1893 o padre, cientista e engenheiro gaúcho Roberto Landell de Moura testa a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio.Todavia, o primeiro mundo reconhece o cientista Guglielmo Marconi como o “descobridor do rádio”. Marconi, natural de Bolonha, Itália, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de 2 quilômetros.



O rádio no Brasil


Em 1922 em caráter experimental foi realizada pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro a primeira transmissão oficial de radiodifusão na praia Vermelha no Rio de Janeiro, com o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, para isso, foram importados 80 receptores de rádio especialmente para o evento.
No ano de 1923 foi fundada a primeira emissora brasileira a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje denominada Rádio MEC, criada para atuar sem fins comerciais.
Os primeiros anos foram difíceis para a adaptação da Rádio, Aos poucos foram se firmando e no final de 1926 e início de 1927, quando as gravações deixaram de ser mecânicas para se tornarem elétricas, surgiram os primeiros artistas para disputar a preferência dos ouvintes.
Em 1930 pode-se dizer que o rádio estourou no Brasil dando início ao que se pode chamar de "A Era do Rádio no Brasil".
Em 1938 surge a Rádio Globo do Rio de Janeiro, que mais tarde passa a ser a rádio AM mais popular do país, em 1946 o rádio ganha maior agilidade com o surgimento dos gravadores de fita magnética e em 1955 primeira transmissão experimental de rádio FM.
Na década de 90 é inaugurado o CBN (Central Brasileira de Notícias), emissora especializada em jornalismo, que a partir de 1996 inicia suas transmissões simultâneas em FM.
Na comemoração dos 84 anos da Rádio no Brasil, inicia-se no país em 26 de setembro de 2005 as primeiras transmissões de rádio no sistema digital, tecnologia que está apenas “aterrissando” no Brasil.
Algumas curiosidades....
Vcs sabem quais sao as diferenças entre a AM e a FM?
A transmissão AM (ondas médias), segue a curvatura da terra, mas são rapidamente absorvidas, limitando a distancia da transmissão. Os sinais FM só podem ser recebidos se o receptor tiver uma antena. As qualidades desses sinais são muito boas, mas a distancia alcançada é extremamente limitada.
O que é quilohertz e Cohesor?
- quilohertz – é uma medida de freqüência igual a 1000 hertz. É a unidade de medida de corrente alternada de sinais de áudio e uma medição de sinais sem fio
- Cohesor – intermediaria entre a antena e um ressonante retransmissor da freqüência de radio.
Fontes:

Um comentário:

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

Nossa adorei esse seminário, tenho certeza que a turma aprendeu bastante, o que eu mais gostei foi do Rádio, acho o rádio muito fascinante, a melhor parte foi de ter ido à redesat,e conhecido o local de trabalho dos locutores,pois sempre ficava imaginando como que era aquele estudio,matei minha curiosidade,sem fala que a historia do rádio é muito interresante,o mais incrivel é como o rádio consegue fazer as pessoas sonharem...
Valeu turma..
Thayse Siqueira