quarta-feira, 13 de junho de 2007

Vantagens que leva o rádio

Vantagens que continua levando o rádio

O rádio, tecnologia que nasceu no final do século XIX, tem sua permanência cativa entre os principais meios de comunicação, pela eficácia na função em que se propõe, de comunicar e entreter.
Presente no dia-a-dia atual, quase que de forma imperceptível, visto que não é necessária, a visualização de uma caixa de voz. Ele nos acompanha nos carros, ônibus, empresas, a qualquer lugar através de mine aparelhos, como também em nossas residências, por meio de aparelhos modernos ou mesmo através de outros veículos de comunicação como o computador.
Se há desculpas sem fundamento, ou baseadas em motivos reais, para as pessoas deixarem de: ler jornais, diante de inacessibilidade, custo, textos grandes, reduzidos demais, com conteúdo desinteressante, óbvio, sem novidades, o que deve impulsionar o jornalista a pesquisar sobre o assunto; assistir televisão, pelo fator tempo, indiferença aos programas disponíveis, queixas de exposição de pornografia a menores; Saber se utilizar corretamente de computador e outros veículos por falta de recursos para aquisição ou acesso ao meio, em relação ao rádio, não há como fundamentar nenhuma dessas razões. Diante disso, ele continua atingindo o público geral a qualquer hora, visto que normalmente sua censura também termina sendo mais leve, porque não possui imagens. O rádio estimula o pensamento e consegue com toda propriedade, gerar no receptor um espírito crítico, independente da classe social do individuo, cultura, graduação ou nível de intelectualidade.
Sua linguagem popular normalmente acessível a qualquer faixa etária, por ser de locução (voz), é carregada de emoção e em relação a isso, a professora, Cássia, tem razão de lembrar com paixão dos programas de rádio de sua terra pois, o rádio trabalha com as raízes, o jeito de ser de um povo, sem ostensividade, gerando assim aproximação e consequentemente criando vínculos.



Elma Rocha
Jubiléia Pereira
Denis
Alessandro

10 comentários:

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

É fascinante o poder do rádio.Além de ser um meio barato, ele nos permite trabalhar com a imaginação. Na minha opinião, considerado o único meio que se preocupa com o espectador, pois ele não fere os valores da sociedade, e não dita regras de estética e comportamento.Contudo acredito por agir assim, o rádio não perdeu o seu prestígio, apesar de que alguns estudiosos afirmam que a sociedade vive de imagens,o som é ainda um sentido que aguça a imaginação de muitos.

por: Vinicius Paulino.

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

È o meio de comunicação mágico.Realmente "Estimula os pensamentos" Deixa você livre para fazer suas representações mentais. Mesmo com as inovações dos meios de comunicação, o Rádio nunca perdeu o seu brilho. O grupo poderia ter acrescentado mais informoções, curiosidades.

Por: Paula Ramos

17 de Junho de 2007 08:41

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

O Rádio foi o primeiro meio de comunicação que realmente se instalou no cotidiano da massa.
Ele começou a fazer parte da realidade e da ficção da mente humana com todo o poder de interferir em sua formação e desenvolvimento.
Ditou regras de comportamento e costumes e ao mesmo tempo fecundou o imaginário das pessoas de tal forma como jamais foi alcançado num processo do sonho coletivo.
É sem dúvida o meio de comunicação cuja importância social é a mais destacada, pois além do entretenimento e serviços, o rádio se presta, principalmente, para a comunicação entre as pessoas, os próprios ouvintes, na partição nos programas ou então nas mensagens endereçadas à entes distantes, onde outros meios não alcançam.
A história do rádio é uma história bonita e heróica porque acompanhou momentos importantes desde o início da história do homem contemporâneo, em suas alegrias e tristezas, nos seus feitos e tragédias, sempre com sua narrativa apaixonante, criando imagens sinceras no inconsciente humano.

Por Márcio Di Pietro

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

Em tempo ...
Parabenizo a equipe pelo trabalho em classe e pelo texto apresentado neste blog,leve e informativo, se encaixando bem na proposta solicitada.

Abraços para todos

Por - Márcio Di Pietro

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

Sem nenhuma dúvida, o rádio foi, e é um meio de comunicação muito interessante e fascinante, por fazer com que o espectador ''veja com os ouvidos'',assim como diz Mac Luhan; Possibilitando que as pessoas criem uma grande tela de imaginaçoes em suas mentes, de acordo com o seu meio cultural!Mesmo com a chegada de outros grandes meios de a comunicação, o rádio nao deixou de exercer seu papel fundamental, que é levar informaçao e entretenimento de uma forma diferente que só ele mesmo sabe fazer.

Jurbiléia

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

Ilustres ....

Segundo a teoria Funcionalista uma das funções dos meios é Informar e Entreter...Sem Dúvidas o Rádio se enquadra aí ...de acordo com a teoria, os meios têm que estabelecer co-relação com o Contexto social e isso inclui os programas de opinião pública do rádio, por exemplo,que proporcionam uma espécie de mesa redonda na qual todos os seus integrantes tenham possibilidade de debater os assuntos públicos, até mesmo poder alterá-lo.

Maria José Alves Cotrim
2° Período / Aluna de teorias da Comunicação I

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

Algumas curiosidades sobre o rádio que não foram ditas:

- Com o surgimento da televisão no Brasil muitos artistas do rádio migraram para a tv, contudo não somente suas vozes já eram conhecidas como também suas aparências, pois na época conhecida como a "Era do rádio", os programas, radionovelas, jornais, eram uma espécie de programas de auditório, eventos sociais de grande importância para o público da época o que fazia com que os locutores se tornassem conhecidos como verdadeiros artistas.

- A primeira rádio novela do Brasil foi "Em busca da felicidade" apresentada pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro e durou cerca de três anos.

-No dia 1º de abril de 1950, o locutor esportivo Geraldo José de Almeida da Rádio Record, irradia um jogo inteiro do time do São Paulo que se passava na Europa. No final um resultado que chocou os torcedores: O São Paulo havia perdido por 7x0. No dia seguinte a Rádio Record anuncia que tudo não havia passado de uma farsa, apenas uma brincadeira do dia da mentira.

Por: Renata Prado, aluna do primeiro período de jornalismo da disciplina de Fundamentos da Comunicação.